TECNOLOGIA ALEMÃ PARA OS NOVOS DESAFIOS APLICADOS NA BANHEIRA BRASILEIRA
O investimento se deu por conta do aumento da competitividade e crescimento das importações, com a consequente ameaça de desindustrialização, tema que assombra as indústrias em todo o país, afirma o diretor industrial da Stamplas Artefatos de Plástico, Rodrigo Juliani.
O investimento se deu por conta do aumento da competitividade e crescimento das importações, com a consequente ameaça de desindustrialização, tema que assombra as indústrias em todo o país, afirma o diretor industrial da Stamplas Artefatos de Plástico, Rodrigo Juliani.
Com o avanço industrial e a evolução do mercado à procura de novas tendências e tecnologias sustentáveis, a Stamplas Artefatos de Plástico Ltda., fabricante líder de banheiras, hidromassagem e acessórios para banheiros, com 34 anos de mercado, situada na cidade de Campinas/SP, detentora da marca Aquaplás, traz para o Brasil a tecnologia alemã de Injeção de Poliuretano.
A aplicação foi desenvolvida para a linha de fabricação de banheiras e spas de hidromassagem e consiste basicamente em substituir o atual processo de reforço estrutural (mistura de resina poliéster e fibra de vidro) por poliuretano.
“Os ganhos de produtividade e qualidade com a célula robotizada frente ao trabalho manual foram os fatores decisivos para implantar tal inovação. Por ser um sistema de rápida reação química, a cura total acontece em menos de 5 minutos. No processo anterior, esse tempo era de 1 hora. Além disso, as propriedades mecânicas do produto final ficaram superiores às da mistura anteriormente utilizada. O meio ambiente também foi favorecido, já que a reação química do antigo processo gerava gases poluentes”, avalia Juliani.
“Embora no Brasil ainda não exista uma norma específica para a fabricação dos cascos de banheiras e spas, testes em laboratório na Alemanha foram realizados, conforme a norma EN 198, para certificação de que a tecnologia está aprovada para este mercado. Fábricas nos Estados Unidos e na Europa já estão utilizando o mesmo processo, informação que confirma o sucesso e tendência da tecnologia”, explica o diretor.
A Stamplas está localizada na Av. Anton Von Zuben 2321 – Jd. Bandeiras II, Campinas/SP e conta com um amplo showroom de fábrica, aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Um pouco da história da empresa
Empresa fundada em 1981, a Stamplas Artefatos de Plástico Ltda. nasceu desenvolvendo moldes para injeção de resinas termoplásticas e moldes para estamparia de peças em metal.
Em 1996, com uma grande oportunidade no mercado, a Stamplas decide então entrar no segmento da construção civil. “Foi o primeiro passo para se tornar líder em vendas em diferentes segmentos. A sua variada carteira de produtos conta com mais de 300 itens”, conta o fundador e atual presidente, Antônio Carlos Juliani.
Revista Hoje – Julho de 2015